Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Ao deixar a Catedral, siga à direita pela rua 13 de maio. No primeiro cruzamento, dobre à esquerda, passe em frente à casa do Barão de Mauá, atual sede da Petrotur para chegar à praça da Confluência, onde fica o Palácio de Cristal.

Construído na França, nas oficinas de Saint-Saveur-les-Arras, o Palácio de Cristal chegou ao Brasil totalmente desmontado, em 1879 , como a primeira construção pré-fabricada do país, montada em Petrópolis pelo engenheiro brasileiro Bonjean. Trata-se de uma estrutura metálica com vedação de placas de vidro, originalmente fumê..

Patrocinado pela Princesa Isabel e por determinação do Conde D’Eu, a finalidade do Palácio de Cristal era a de abrigar exposições de produtos agrícolas da região. Mas o palácio também foi muito usado para bailes, desde o que marcou sua inauguração a 2 de fevereiro de 1884 até o do Domingo de Páscoa, no dia 1º de abril de 1888, quando a Princesa Isabel entregou a 103 escravos seus títulos de liberdade.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1967, o Palácio de Cristal é utilizado hoje para exposições e concertos.

O Palácio de Cristal pode ser visitado de 3ª a domingo das 9 às 17 horas.

Deixe uma resposta